quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ultrassonografia Morfológica



Ontem fiz a ultra morfológica. Já estava com saudades de ver minha filha e sabia que desta vez ela estaria com mais carinha de bebê de verdade, pois antes ainda parecia um Etzinho, um Etzinho lindo, mas ainda sim não tinha os traços fofos de um bebê assim com estamos acostumadas.

Fui até a Perinatal da Barra onde a minha obstetra Vivi tinha indicado o melhor médico para fazer este tipo de exame, o Dr. Renato. Chegando lá fiquei deslumbrada com a beleza e a modernidade desta maternidade que ainda não tinha tido a felicidade de conhecer. Não posso negar que fiquei tentada em ter minha princesa por lá. Ai que dúvida cruel.

O exame foi maravilhoso. Nele pude ter certeza, pela primeira vez através deste tipo de exame, que minha filha é realmente uma menina, pois nos outros ela ainda não havia permitido mostrar sua genitália assim como qualquer menina bem educada. Outra coisa que pude ter certeza foi que ela realmente está perfeitinha com cinco dedos em cada mão e em cada pé dentre outros detalhes que nós mães fazemos questão de analisar neste tipo de exame.

Essa ultra deve ser feita entre 20 e 24 semanas, preferencialmente, e é um pouco mais demorada que as outras, pois os detalhes a serem analisados são muitos, como:



Pólo cefálico
Cérebro
Face
Coluna
Nuca
(prega cutânea occipital)
Tórax
Coração
Abdome

Aparelho Genito-urinário
Trato Gastro-intestinal
Extremidades
Atividade e ritmo cardíaco

Este exame é o segundo do gênero que normalmente é pedido pelos obstetras para avaliar minuciosamente a existência da presença de alguma anomalia fetal. O outro é a famosa TN, sobre o qual já falei anteriormente e que é mais determinante do que este, mas que juntos eliminam ainda mais a chance de diagnóstico errado.



Graças a Deus minha filha se mostrou perfeitinha, o que me deixou mais tranquila para seguir em frente com os últimos meses desta gestação, que não vejo a hora de terminar para ter meu bebê nos braços. Que venha a contagem regressiva.

2 comentários:

  1. Vc fez um dia depois de mim... rs
    Que lindaaaaaaaaa!
    Parabéns!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. parabens e muita saude pra vc e seu bebe que deus abencoe voces ......

    ResponderExcluir